Como prevenir o Diabetes e como cuidar para não desenvolver se já estou com pré-diabetes ou glicemia alterada

O diabetes tipo 2 está diretamente relacionado ao excesso de peso. A população esta engordando, mais da metade da população Brasileira esta acima do peso e destes, quase 20% estão com obesidade, isso reflete a péssima alimentação dos Brasileiros e ao sedentarismo.

E devido a isso, cada vez mais cedo a população esta desenvolvendo pré-diabetes e consequentemente mesmo sabendo disso, levando os mesmos hábitos de vida em pouco tempo desenvolve diabetes. O pré-diabetes seria um marcador para avisar: Se você não mudar seus hábitos em breve você terá diabetes!

Para você entender melhor, utilizamos parâmetros laboratoriais para caracterizar o pré-diabetes:  glicemia de jejum entre 100 e 126 mg/dL, hemoglobina glicada acima de 5,7% e no teste oral de tolerância a glicose (aquela do líquido doce ou curva glicêmica), a glicemia após 2h estiver entre 160 e 200.

Para tentar evitar o aparecimento de diabetes e pré-diabetes devemos adotar hábitos de vida saudáveis e evitar aumentar o peso. Evitar alimentos ultraprocessados, evitar os excessos na alimentação, excesso de carboidratos simples e evitar o sedentarismo

Para quem tem pré-diabetes o ideal é que vá ao médico regularmente, de preferência o endocrinologista para acompanhamento e tratamento medicamentoso quando indicado, buscar também o profissional da nutrição e educação física para dieta e exercícios personalizados .

Fazer atividade física de maneira regular – as diretrizes de diabetes tanto brasileira quanto internacionais recomendam pelo menos 150 min de exercícios aeróbicos por semana, divididos em pelo menos 3x na semana e 2x por semana exercício de resistência, como por exemplo a musculação.

Fazer uma alimentação baseada em déficit calórico, rica em fibras e pobre em carboidratos refinados, aumentar o consumo de legumes, verduras e vegetais. Evitar excesso de doces, diminuir álcool e emagrecer.

A alimentação saudável para evitar ganho de peso, uma dieta adequada pode ser baseada na dieta do Mediterrâneo: evitar alimentos ricos em carboidratos simples, aumentar o consumo de fibras, integrais, verduras e legumes, oleaginosas, azeite de oliva, evitar consumo de doces, aumentar a ingesta de agua, comer carnes magras, priorizar o consumo de peixes, cuidar com excesso de sal.

Por DRA DANIELA FIORIN CUBAS
Clínica Médica e Endocrinologia | CRM PR 26131 | RQE 17459 | RQE 17825

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima